Em Julho de 2018, a Unimed Caçador, cidade localizada no meio oeste de Santa Catarina, passou a utilizar o Dictas em seus processos de gerenciamento e análise de dados. E, em cerca de seis meses, as mudanças são significativas.

Com uma rede credenciada de 2 hospitais, 13 clínicas, 4 laboratórios, 1 serviço próprio que oferece exames de imagem e análises clínicas, a operadora de planos de saúde possui mais de 50 médicos cooperados, e atende diferentes cidades da região.

Nessa entrevista, o Gerente Administrativo da Unimed Caçador, Leandro Luis Sgarbi (CRA/SC 29795), fala ao Blog do Dictas sobre como está sendo a experiência com a plataforma Dictas e quais as perspectivas da cooperativa para o mercado de assistência à saúde em 2019 e nos próximos anos.

O que levou a Unimed Caçador a trabalhar com o Dictas?

O custo assistencial é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas operadoras de planos de saúde. Com a Unimed Caçador não é diferente. Para poder superá-lo, nós percebemos que precisávamos de ferramentas de informação mais ágeis, que permitam tomar decisões de forma mais rápida e precisa.

Antes, até tínhamos acesso a algumas informações que o Dictas nos mostra hoje, mas o processo era muito lento e exigia dedicação e o tempo de trabalho de pessoal especializado. Quando o nosso presidente, o Dr. Márcio Aurélio Pinha, conheceu o Dictas em uma convenção, viu logo que era a ferramenta que nós estávamos procurando.

O Dictas está influenciando na experiência de gestão da Unimed Caçador?

Sim. Além da agilidade, o Dictas abriu nossos horizontes para uma série de outros dados e informações para as quais nós não dávamos tanta atenção.

No início, nós começamos a utilizar a ferramenta com os dados que nós já estávamos acostumados. No entanto, com os treinamentos, percebemos que é possível aperfeiçoar a geração de valor para o cliente com outras informações.

O Dictas nos trouxe novas possibilidades de análises de dados. Expandiu nossos horizontes na maneira como buscamos as informações, fazendo surgir novas ideias.

Muitas vezes, nós utilizamos o Dictas para um determinado objetivo e, nesse processo, descobrimos novas possibilidades, para diferentes situações. Nós temos insights sobre informações importantes que não esperávamos.

Como a Unimed Caçador vê o cenário de 2019 para as operadoras de plano de saúde?

Uma das grande dificuldades que vemos para 2019 e para os próximos anos é a judicialização da medicina. Isso afeta muito a sustentabilidade de toda e qualquer operadora de plano de saúde.

Se continuar dessa maneira, o futuro das operadoras não será bom. E é por isso que recorremos a soluções como o Dictas, para conseguir trabalhar o custo assistencial por outro lado e nos manter no mercado, com criação de novos produtos e de ações de combate à concorrência.

Com o Dictas, nós fazemos diversas análises que influenciam o resultado e isto possibilita realizar ações que trazem valor ao produto e ajudam a fidelizar os clientes.

Que ações são essas?

São ações de Medicina Preventiva e de criação de novos produtos. Apesar das exigências do mercado, a Unimed Caçador é comprometida com o atendimento assistencial e preventivo, com foco na segurança dos clientes. E, em 2019, temos grande expectativa de que o Dictas nos ajude muito a cumprir os nossos objetivos.

Nós tivemos um bom exemplo disso logo que começamos a trabalhar com a plataforma.

Assim que o Dictas foi instalado na Unimed Caçador, ele identificou uma série de comportamentos fora do padrão. O sistema nos mostrou que muitos beneficiários estão realizando procedimentos de forma repetitiva e desnecessária, colocando em risco a própria saúde e a sustentabilidade da cooperativa.  

Com base nessas informações que o Dictas nos deu, nós podemos criar projetos de prevenção e conscientização específicos, que preservem a segurança dos beneficiários e também ajudem a controlar os custos assistenciais.

O uso de mecanismo de Inteligência Artificial e Machine Learning deve se consolidar? Por quê?

Sim. Ferramentas como o Dictas auxiliam a tomar decisões de maneira mais correta. Você tem uma base para analisar com calma cada situação. O gestor não precisa mais tomar decisões baseadas em opinião ou “achismos”, mas sim em informações concretas.

Quais ferramentas de Inteligência Artificial vocês mais gostam de utilizar?

Na Unimed Caçador nós gostamos muito dos insights do Dictas. Ela nos coloca um passo à frente. As informações de utilização fora do padrão, as sugestões de medicina preventiva e de melhores de boas práticas são frutos dessa ferramenta.  

Quais as vantagens de utilizar um sistema em nuvem?

Muitas! Não ter que investir em equipamentos e pessoal para ter acesso a uma ferramenta desse nível é ótimo. Algumas outras soluções diferentes nos foram oferecidas, mas elas exigiam muitos investimento. O Dictas está suprindo todas necessidades e ampliando as nossas perspectivas sem que a gente tenha que se preocupar com manutenção, por exemplo.

O Dictas tem influenciado no relacionamento com os cooperados da Unimed Caçador?

Sim. Com o Dictas os dados estão muito mais acessíveis. Nós podemos apresentá-los de forma transparente para os cooperados e mostrar efetivamente que a Unimed Caçador é deles. A plataforma também nos ajuda a identificar e valorizar os profissionais que seguem as boas práticas e a auxiliar aqueles que venham a apresentar alguma dificuldade. A conversa fica mais personalizada.

E o relacionamento com a rede prestadora?

Da mesma forma que acontece com os cooperados, os dados são muito transparentes e podemos apresentá-los sem problemas para as clínicas e hospitais da nossa rede. As informações são muito didáticas, e nos auxiliam na negociação de  contratos.

Quais as expectativas da própria Unimed Caçador para 2019 e para os próximos anos?

Nós queremos ser referência em sustentabilidade financeira e inovação. Queremos segurar a nossa posição no mercado e melhorá-la, com a criação de produtos inovadores, que agreguem valor à experiência do cliente.

Para isso, vamos seguir o planejamento estratégico e nos desenvolver com o auxílio das perspectivas que o Dictas pode nos oferecer. A Unimed Caçador  pretende controlar de forma sustentável o crescimento do custo assistencial e inovar no mercado.

Nós estamos trabalhando para gerar valor para o cliente, para que ele entenda que tem em suas mãos, não apenas uma carteirinha, mas sim,  um produto de saúde inteligente, que supera as expectativas.

A Inteligência Artificial e o Machine Learning podem ajudar na gestão eficiente dos planos de saúde. Conheça o Dictas, solução da Softplan, e surpreenda-se!

Comentários

blog-dictas