Os softwares na nuvem são um ótimo exemplo dos mais modernos princípios de gestão e economia. Eles reforçam que utilizar um serviço é geralmente mais vantajoso para as empresas e pessoas do que possuí-lo e mantê-lo.

Um clássico exemplo disso é a Netflix. O modelo provocou enorme disrupção no mercado de filmes e séries ao oferecer produções on demand, ao custo de uma assinatura mensal. No ramo de TI, a Microsoft, por exemplo, oferece o seu Microsoft Office 365 na nuvem.

De acordo com os estudos da consultoria Gartner, em 2019, mais de 30% dos novos investimentos em softwares serão feitos exclusivamente para a nuvem. A pesquisa foi realizada entre os 100 maiores fornecedores. Em 2020, empresas que operam fora da nuvem serão tão raras quanto as empresas sem internet hoje em dia.

No entanto, não é core das Operadoras de Planos de Saúde produzirem soluções em nuvem. A velocidade é algo imprescindível para acompanhar a transformação digital que está ocorrendo. Neste sentido, foi desenvolvido o Dictas, solução de Inteligência Artificial e Machine Learning para a gestão de planos de saúde.

“O Dictas é uma solução em nuvem que transforma os dados em informações das Operadoras, por intermédio da geração de indicadores, análises preditivas, reconhecimentos de padrão nas contas médicas de Planos de Saúde, com vistas a reduzir gastos desnecessários (desperdícios assistenciais) e entrega de mais saúde aos beneficiários.” – Gustavo Bublitz, Head de Soluções de Cuidado com a Saúde da Softplan.

Vantagens dos Softwares na Nuvem

Essa nova forma de se relacionar com a tecnologia traz uma série de vantagens para os planos de saúde. Continuamente pressionados por altos custos operacionais e por demandas burocráticas, precisam otimizar recursos e pessoal.

Com a nuvem, as preocupações e responsabilidades sobre o funcionamento das plataformas passa à fabricante do software. É ela quem precisa se preocupar com desenvolvimento e manutenção. A exemplo, a contratação de pessoal qualificado, atualização de patches e adoção de medidas rápidas para corrigir vulnerabilidades e manter a segurança dos dados.

“O gestor não precisa aguardar semanas para que a informação necessária à tomada de decisão seja levantada. Também não precisa contratar pessoas para desenvolver soluções em BI. Os indicadores que embarcam a solução já vêm prontos. O gestor tem a flexibilidade de gerar e acompanhar as informações relevantes ao processo decisório.” – Gustavo Bublitz,  Head de Soluções de Cuidado com a Saúde da Softplan.

Abaixo, veremos essas e outras vantagens que os softwares na nuvem como o Dictas oferecem.

Zero Investimento em Estrutura

O Dictas realiza predições de desempenho, análises de custos, fornece insights sobre os indicadores e oportunidades relevantes para a economia e aprimoramento da performance assistencial.

A plataforma utiliza um enorme volume de dados extraídos diretamente do sistema ERP das operadoras de planos de saúde. Isso demanda uma extraordinária capacidade de processamento. Caso fosse instalada na própria empresa, exigiria grandes investimentos em servidores, armazenamento, espaço físico e pessoal especializado.

Com os softwares na nuvem, a operadora de plano de saúde não se preocupa com a infraestrutura. O Dictas, por exemplo, utiliza os servidores e os especialistas da Softplan.

Com o Dictas, para ter acesso às informações e análises avançadas da empresa, basta realizar o processo de homologação das informações uma vez. Depois disso, é só acessar o ambiente virtual na internet, com login e senha.

Em vez de se preocupar com a aprovação de investimentos junto à diretoria, basta o pagamento de uma mensalidade. Não é preciso comprar, nem renovar licenças. Tampouco contratar pessoal especializado para a operação e manutenção do sistema. Os softwares na nuvem são mais econômicos e poupam as empresas da burocracia.

Segurança e Backup

Essa é outra grande vantagem dos softwares na nuvem. Para garantir a segurança de dados, as informações utilizadas pelo Dictas são criptografadas antes mesmo de chegarem aos servidores da Softplan.

Uma vez neles, os dados continuam criptografados e contam com a proteção de um sistema de embaralhamento e firewall avançados. Toda esta segurança faz parte da política da Softplan de respeito às novas leis de proteção de dados.

O Dictas também conta com um sistema de backup na nuvem, em outro repositório local. Conta com toda a segurança de dados oferecida pela Softplan.

Atualização de Softwares na Nuvem

Sabemos como a  gestão da saúde é dinâmica. Além de especialistas em Inteligência Virtual e Machine Learning, a equipe do Dictas conta com profissionais com longa experiência na gestão de planos de saúde.

Assim, com os softwares na nuvem como o Dictas, as operadoras podem ficar tranquilas com relação às atualizações. A Softplan tem como política o contínuo aperfeiçoamento da ferramenta, com base na experiência e nos feedbacks dos clientes.

Além disso, diferente do que acontecia com os modelos de softwares tradicionais, as atualizações do Dictas não exigem a aquisição de novos equipamentos. A solução vem pronta para usar, está em constante evolução e usa toda a estrutura da Softplan.

Os softwares na nuvem trazem economia e podem ajudar na gestão eficiente dos planos de saúde. Conheça o Dictas, solução da Softplan, e surpreenda-se!

 

assine a newsletter do Dictas e receba insights para gestão de operadoras de saúde

Comentários

blog-dictas