Quando falamos em segurança de dados na Saúde, nos referimos à proteção contra ameaças acidentais e intencionais. Modificações não autorizadas e equivocadas, destruição e até roubo de informações corporativas são alguns exemplos.

O Dictas, plataforma de Inteligência Artificial e Machine Learning em nuvem, ajuda a aprimorar a performance e a reduzir a sinistralidade das operadoras de planos de saúde. Além disso, tem como prioridade a segurança de dados, uma questão bem sensível para os planos de saúde. Abaixo, nós mostraremos como.

Integração e Homologação

O Dictas trabalha de forma integrada ao sistema ERP das operadoras de planos de saúde. Suas predições, insights e análises avançadas têm como base informações comuns, que fazem parte da rotina da empresa. Assim, o cuidado com a segurança de dados já começa nesse ponto.

Para que os dados sejam integrados de forma segura à plataforma Dictas, a equipe de TI da operadora desenvolve os próprios scripts. São eles que irão extrair as informações do ERP e enviá-las para o Dictas.  

Uma vez feito isso, o sistema passa por um processo de homologação. Uma a uma, as referências extraídas do ERP e exibidas no Dictas são conferidas. Uma medida importante para a segurança de dados na saúde e para garantir que todos os links tenham sido construídos corretamente.

Com os valores confirmados, acontece a aprovação dos mecanismos de extração e os indicadores exibidos pelo Dictas são validados. A partir disso, a plataforma pode começar a operar automaticamente.

Análises dos Dados da Operadora de Saúde

Uma vez em operação, o Dictas passa a utilizar sua tecnologia de Inteligência Artificial e Machine Learning para extrair e cruzar dados das operadoras de saúde. A partir de então, gera indicadores, predições e análises confiáveis para os gestores.

Com o Dictas, os analistas de TI não precisam mais investir tanto tempo e esforços para a extração e preparação de relatórios. Podem dedicar-se de forma mais ampla às análises de indicadores e ao que fazer com as informações disponíveis.

Caso exista alguma dúvida sobre determinada informação, o Dictas possibilita uma visão profunda e detalhada de como aquele dado foi construído. Além disso, o sistema previne atrasos, erros manuais e de interpretação.

Com a plataforma, os filtros utilizados para chegar a determinado indicador são sempre os mesmos. Não variam de acordo com a confecção dos relatórios e, tão pouco, de acordo com a interpretação da equipe. A operadora de saúde estabelece uma metodologia única de análise e gestão dos indicadores. Além disso, com fácil acesso, que torna mais dinâmico o trabalho entre os diferentes times.

Segurança de Dados na Saúde: criptografia e backup

Para garantir a segurança de dados da Saúde, as informações utilizadas pelo Dictas são criptografadas antes mesmo de chegarem aos servidores da solução. Uma vez neles, os dados continuam criptografados e contam com a proteção de um sistema de embaralhamento e firewall avançados. Toda esta segurança faz parte da política da Softplan de respeito às novas leis de proteção de dados.

Os dados da operadora de saúde estão seguros com o Dictas:

  • Confidencialidade: O acesso às informações pode ser realizado apenas por pessoas e/ou entidades autorizadas por aqueles que detêm os direitos da informação.

 

  • Integridade: A conservação das informações e de suas características, conforme criadas e estabelecidas pelo proprietário, é garantida pela plataforma Dictas.

 

  • Disponibilidade: A solução oferece fácil acesso e disponibilidade dos dados para o uso legítimo. Para isso, o Dictas conta com um sistema de backup na nuvem, em outro repositório local, que conta com toda a segurança de dados oferecida pela Softplan.

O Dictas é uma solução inteligente, desenvolvida para aperfeiçoar a gestão das operadoras de plano de saúde. Recursos de Inteligência Artificial, Machine Learning e segurança de dados atuam em conjunto para que esse objetivo seja alcançado. Conheça o Dictas! Solicite uma apresentação e entenda como a solução pode auxiliar a gestão da sua operadora de saúde.   

 

assine a newsletter do Dictas e receba insights para gestão de operadoras de saúde

 

Comentários

blog-dictas